Oi Meus Irmãos Amados !!! Sou a Tia Dani ,tenho uma família abençoada por Deus! Fui chamada pelo nosso Senhor Jesus Cristo a ser Coordenadora do Ministério Para Crianças na Comarca de Biguaçu - Arquidiocese de Florianópolis - Santa Catarina. Pois como Jesus disse:´´Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas``.(São Lucas 18,16)Então Vamos ao trabalho ......Que seus corações sejam invadidos pelo amor e carinho do menininho Jesus !!!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Uso da Língua


Texto:Salmos 18,14

Material Necessário:Várias latas coloridas(latas de bombons,balas,cereais,ect...)
Em cada lata deverá ser colocado um dos seguintes itens,limão( um pode ser descascado),cebola inteira e cortada em pedaços , resto de lixo , sal , pimenta e uma lata com bombons.
Á medida que falamos é apresentado , destacando-se cada um dos itens das latas,pode-se pedir ajuda ás crianças que venham ajudar , abrindo as latas .

Introdução:As pessoas hoje estão muito preocupadas com a beleza e higiene da boca .Isto é bom.Elas passam batão , escovam os dentes (todo mundo aqui escova os dentes?Quantas vezes?)alguns colocam halito, chupam balas. Mas nem todomundo está preocupado com o que sai da boca .
Deus Fez a nossa boca para que nós falemos coisas boas palavras que abençoem as pessoas, que confortem , que encorajem , que animem, mas nem sempre é assim .
Vejam estas latas . Tão bonitas por fora , mas vamos ver o que há dentro delas ?(A apresentação de cada lata vai depender da ordem como as pessoas escolherem , porém a de bombom deve ser a última).
LIXO:Oque tem dentro desta lata?Lixo?Vocês viram o rosto dele/a quando abriu a lata ?Penso que Deus se sente assim quando a boca que ele criou para dizer coisas boas, fala bobagen, besteira, palavras feias,palavras que ofendem os outros, mentiras , palavrões...muita gente tem a boca tão bonita por fora, mas quando abre...vocês já viram as músicas que muita gente canta??Já prestaram a atenção na letra?É a música da cachorra , e tantas outras coisas assim . Em Efésios 4,29 lemos que nenhuma palavra suja deve sair da nossa boca .
PIMENTA:O que temos aqui?Pimenta?A pimenta lembra as palavras picantes que soltamos , fofocas que fazemos dos outros.Vocês sabem o que é uma pessoas fofoqueira .Aquela que fala mal dos outros pelas costas , que gosta de cochichar.Vocês conhecem pessoas assim?O salmista no Salmo 140,3 pede que Deus coloque uma guarda em nossa boca . E em Provérbios 11,9 lemos que o ímpio , a pessoa que não ama a Deus , usa a sua boca para destruir,falar mal do outro .
CEBOLA:Veja aqui temos cebola.Você já descascou uma cebola?O que aconteceu?Vc Chorou .Há pessoas que quando abrem a boca fazem os outros chorarem .São palavras duras, que ferem, que machucam . Você algumas vez já se machucou e uma pessoa disse´´bem feito``?São essas palavras que nos fazem chorar .A Bíblia diz em Tiago que a nossa boca não devem sair palavras de benção e maldição , mas apenas palavras que abençoem e edificem (Tg 3,10).
SAL:Aqui temos o sal . Antigamente , quando uma pessoas se feria , a gente colocava sal na ferida para que o sangue parasse de escorrer . E ardia muito o Sal lembra as pessoas que fazem nossa ferida arder . Já estamos tão tristes , desanimados e vem uma pessoas e nos desanima mais ainda . Devemos animar uns aos outros, seguindo o exemplo de Paulo em 1 Tessalonicenses 2,12 (exortar é animar e não corrigir ou repreender).
LIMÃO:Dê uma mordida neste limão.Oque você achou?Azedo.Há pessoas que quando abrem a boca falam palavras azedas.Estaão sempre reclamando de tudo e de todos.Não conseguem agradecerpor nada .Pessoas que acrodam reclamandoda vida e de todos . Não conseguem eleogiar ninguém.Na opinião dessa pessoas, todo mundo sempre tem defeitos , menos ela.A Bíblia diz em Filipensses 2,4 que devemos fazer todas as coisas sem murmurações,reclamações.Como e que reage quando a sua mãe manda ir na padaria comprar pão , escovar os dentes , aruumar a cama ?E quando você recebe um presente agradeçe?
BOMBONS:Já não aguento mais ver tanta coisa ruim . Vamos ver o que tem nesta lata?Bombons. Você quer experimentar um?(distribui-lo).Que tal?ótimo.Assim deve ser a palavra que sai da nossa boca .Efésios 4,29 diz que a palavra que sai de nossa boca deve servir para edificação.Nos Salmos que lemos no ínicio diz que a palavra dos meus lábio a e a meditação de meu coração sejam sempre agradáveis. Isso quer dizer;uma palavra que adoça a vida ;uma palavra que alimenta;uma palavra que seja coerente.
O que está fora da lata tem que ser igual ao que está dentro .Uma boca bonita com palavras bonitas de um coração bonito.

CONCLUSÃO:Como foi que estas coias entraram na lata?Sim alguém as colocou. A Bíblia fala que a boca fala o que nosso coração está cheio . O que nós estamos colocando em nosso coração?O que estamos lendo, o que estamos ouvindo?Isto serve tanto para as crianças como para os pais.Vamos pedir a Deus que nos ajude a só colocarmos coias boas dentro de nosso coração ?Há pessoas que devem , inclusive pedir a Deus um coração novo , pois este que tem já está muito sujo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário